O Dia dos Pais surgiu há mais de 4 mil anos na Babilônia, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para o seu pai desejando-lhe sorte, saúde e longa vida[1][4].
Desde a Roma Antiga, a sociedade prestava homenagem aos pais[4].
Nos Estados Unidos, a ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu com Sonora Louise Smart Dodd, que queria homenagear seu pai, William Jackson Smart, um veterano da guerra civil que criou sozinho seus seis filhos após a morte da esposa[1][2][4].
A primeira celebração ocorreu em 1910 no terceiro domingo de junho, data de aniversário do pai de Sonora[2].
No Brasil, o Dia dos Pais foi estabelecido em 1953 pelo publicitário Sylvio Bhering, originalmente no dia 16 de agosto para coincidir com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo[2][3]. Posteriormente, a data foi alterada para o segundo domingo de agosto para permitir a união familiar em um final de semana[2][3].
Veja Também Quando é Comemorado o Dia dos Pais em outros Países?
Portanto, a origem do Dia dos Pais remonta à Antiguidade, com celebrações em homenagem à figura paterna, mas sua institucionalização como data comemorativa ocorreu primeiramente nos Estados Unidos e depois se espalhou para outros países, incluindo o Brasil.
FONTE: